segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mi "Polpa"

Caros amigos consumidores de polpa de frutas, recentemente, estive analisando a qualidade de alguns produtos à disposição nos supermercados e não gostei muito do que pude constatar... é que, aparentemente, estão nos vendendo suco ao invés de polpa. Por definição legal (IN°01/2000 - MAPA) “2.1. Polpa de fruta é o produto não fermentado, não concentrado, não diluído, obtido de frutos polposos, através de processo tecnológico...”. O problema é que eles recebem uma fruta com o padrão de sólidos solúveis “ss”, às vezes, um pouco acima do limite mínimo, e... e aí? o que eles fazem? alguém adivinha? sim, eles diluem o produto (tornando o que era polpa, suco), para elevar o rendimento do fruto em polpa. Qual a porcentagem de rendimento? isso realmente não sabemos e dificilmente chegaremos a saber, pois no fim das contas eu sei que 1kg de polpa é bem mais caro que 1L de água ou suco. Por isso, meu caro amigo consumidor, fique de olho nessa dica:
  • os produtos devem ser homogêneos, apresentado-se, inclusive, livres de cristais de gelo dentro sachê; durante o congelamento, a água adicionada naturalmente se separa do produto, isso porque, ela é livre, diferente da água ocluída, natural de cada fruta.

Um comentário:

  1. Obviamente que a afirmação procede, pois é visível a conscistência dos produtos que compramos, independentemente de marca.
    Carlos Lima.

    ResponderExcluir